Nossas Pessoas
Nossa Cultura

A ADX é uma entidade sem fins lucrativos. Fundada em 2011, a missão da ADX é contribuir com a Educação por meio da utilização do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica, com os objetvos de: apoiar o ensino do xadrez nas escolas, promover as inclusões, contribuir com desenvolvimento e/ou potencialização de habilidades, oferecer capacitações e promover o jogo de xadrez, assim como tem a visão de oportunizar a participação do maior número possível de estudantes. Pois, um dos nossos valores é oportunizar melhores condições de desenvolvimento a TODOS – cumprindo assim, sua função social perante a sociedade!

Nossa missão

Contribuir para a Educação por meio do xadrez como ferramenta pedagógica

"O cérebro não é apenas um órgão capaz de preservar ou reproduzir nossas experiências passadas, mas também um órgão criativo e combinado, capaz de retrabalhar, criar novos padrões e abordagens com elementos de experiências passadas." Lev Vygotsky

Nossa visão

Oportunizar vivências que promovam o desenvolvimento e/ou potencialização de habilidades, nas frentes: cognitiva, emocional e social, para o maior número possível de crianças.

Nossos valores

Toda criança merece uma oportunidade de desenvolver e exercitar suas habilidades emocionais, sociais e cognitivas.

Acreditamos no respeito ao próximo, na ética e no respeito às regras

Acreditamos no estudo, na evolução, na dedicação e nas vitórias e derrotas para a construção de um caminho vitorioso na vida.

Grande Mestre
GIOVANNI VESCOVI

Giovanni Vescovi é um dos maiores nomes da história do xadrez brasileiro, foi o idealizador e um dos fundadores da ADX - Associação para o Desenvolvimento do Xadrez. Ao longo de sua carreira enxadrística, Giovanni conquistou diversos títulos nacionais e internacionais. ​